Sobre o Projecto

O MobFood, um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico, resulta de uma reflexão conjunta de vários agentes do setor agroalimentar que procuram de forma integrada e estruturada responder aos desafios relacionados com a promoção de uma indústria alimentar nacional mais competitiva. Passará pela promoção de novas estratégias de crescimento baseadas no reforço da capacidade tecnológica, de inovação e de I&D orientadas à obtenção de novos produtos, serviços, processos ou tecnologias, atuando ao longo de toda a cadeia de valor e reforçando a colaboração entre o setor empresarial e as ENESIIs (Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação). Pretende-se que o setor alimentar seja sustentável, totalmente integrado, interligado, transparente, resiliente, seguro, eficiente na utilização dos recursos e centrado no consumidor. Estes objetivos serão alcançados através de implementação de soluções em três pilares principais: “Segurança Alimentar e Sustentabilidade”, “Alimentação para a Saúde e Bem-estar” e “Alimentos Seguros e Qualidade”, materializando-se na investigação e desenvolvimento de novos processos, produtos ou serviços.

Promovido e construído pelo Portuguese Agrofood Cluster, o qual é presidido pela PortugalFoods, o consórcio MobFood é formado por 43 entidades que representam efetivamente todo o setor agroalimentar em Portugal. Esta equipa de trabalho engloba empresas de diferentes subsetores do agroalimentar e ENESIIs com competências científicas complementares que permitem uma abordagem completa das diferentes áreas do conhecimento fundamentais para o desenvolvimento integral da indústria agroalimentar.

O projeto MobFood está estruturado em 8 principais PPS: Resíduos e Utilização Eficiente de Recursos; Embalagens Sustentáveis; Nutrição, Saúde e Bem-Estar; Qualidade e Segurança Alimentar; Autenticidade e Rastreabilidade; Logística; Consumidor e um ultimo dedicado às atividades de Coordenação de Projeto, Promoção, Disseminação e Exploração de Resultados.

Ficha de Projeto: ver mais